Cláudio Castro articula reunião com aliados para decidir se disputa o Senado
Governador avalia renúncia ao cargo e sucessão no Rio enquanto Alerj prepara eleição indireta
![]() |
| Cláudio Castro articula reunião com aliados para decidir se disputa o Senado - Foto: Reprodução/PL |
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), afirmou na segunda-feira (16) que irá se reunir com aliados para definir seu futuro político. O encontro envolverá o deputado federal Altineu Côrtes e o senador Flávio Bolsonaro, ambos do PL.
Castro ainda avalia se permanece no cargo até o fim do mandato ou se renuncia dentro do prazo legal para disputar uma vaga no Senado Federal. Segundo ele, a decisão passa pela garantia de continuidade administrativa no estado.
“Em primeiro lugar eu preciso ter uma garantia que quem vai ficar no meu lugar seja uma pessoa capaz de administrar um estado com um déficit orçamentário de R$ 19 bilhões este ano”, disse a jornalistas ao chegar para o segundo dia de desfiles do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí.
Sucessão e eleição indireta
O governador reafirmou apoio ao secretário da Casa Civil, Nicola Miccione, como possível substituto. No entanto, destacou que caberá à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decidir o nome por meio de votação indireta.
A eleição indireta ocorrerá porque o estado está sem vice-governador. Thiago Pampolha deixou o cargo após ser indicado ao Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro.
Com isso, deputados estaduais deverão escolher quem concluirá os últimos meses do mandato. O projeto aprovado pela Alerj também prevê votação aberta, com registro público dos votos, e flexibiliza o prazo para que candidatos deixem funções públicas.
Comentário sobre desfile
Questionado sobre a homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o desfile da Acadêmicos de Niterói, Castro evitou comentários mais amplos.
“Nesses camarotes institucionais a gente fica mais recebendo as pessoas que assistindo a desfiles. Não vi nem a Niterói como as demais escolas”, afirmou. Ao chegar, ele também não desceu à pista ao lado do prefeito Eduardo Paes (PSD), possível candidato ao governo estadual, alegando estar em reunião.
Leia mais no BacciNotícias

Nenhum comentário