PUBLICIDADES

PUBLICIDADES

Nível do Madeira está três metros mais baixo, comparado ao mesmo período do ano passado


O nível do Rio Madeira marcou 10,40 metros na manhã desta, cota considerada dentro da normalidade, segundo informou a Defesa Civil Municipal de Porto Velho, que já iniciou o trabalho de monitoramento das áreas que alagam no período de cheia.


De acordo com o coordenador, Edmilson Hobold Machado, atualmente, o nível do rio está três metros mais baixo comparado com a mesma época do ano passado. “Estamos sendo monitorados pelo Sipam, que tem nos passado previsões de chuva, mas dentro do normal, sem nenhum tipo de alerta que poderia nos preocupar”, disse.

Em relação aos distritos, que também sofrem com a cheia, o coordenador informou que uma equipe da Defesa Civil se deslocará para o Baixo Madeira para monitorar e conversar com os moradores de São Carlos, Nazaré, Calama e Demarcação e as demais comunidades ribeirinhas.

O coordenador explicou ainda, que na medida em que o nível do rio vai elevando, a Defesa Civil comunica os moradores das áreas de risco através das redes sociais, televisões e rádios sobre a elevação. “Então, o nosso papel é fazer isso e vem sendo feito diariamente, tranquilizando a população”, disse.

Todos os anos, o plano de contingência da Defesa Civil é colocado em prática conforme o rio vai aumentando. “Nós estamos preparados e temos uma estrutura pronta. Em caso de necessidade, nós contamos com o apoio de outros órgãos como o Corpo de Bombeiros e o Estado”, explicou Edmilson Hobold Machado.

Ainda este mês, segundo o coordenador, o Sipam irá apresentar o prognóstico de quanto será o nível do rio durante a enchente. “Nós estamos em alerta e sempre em contato com eles, e por enquanto o rio está em um nível normal”, finalizou.

Fonte : Rondônia Agora

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.