Centro de Controle de Zoonoses retoma captura de cães e gatos em Rolim - Diário de Rondônia - Aqui Você Fica Bem Informado

Post Top Ad

ANUNCIE CONOSCO - (69) 98431 - 0154

Centro de Controle de Zoonoses retoma captura de cães e gatos em Rolim

Share This
2328_tim-php-copy-jpg2328_tim-php-copy-jpg

Quem deixa animais soltos nas ruas de Rolim de Moura, corre o risco de ter o animal apreendido, isso porque a partir desta quarta-feira, 20, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) reinicia o trabalho de capturas de animais nas ruas do município.
A coordenadora do CCZ, Rubia Podolak, informou que a população tem reclamado muito dos animais que ficam soltos nas ruas, bagunçando as lixeiras e até mesmo colocando em risco a segurança no trânsito. “Durante este mês faremos a captura nas quartas e sextas-feiras, em Abril o trabalho da carrocinha ocorrerá nas terças e quintas”.
Podalak lembra que se alguma pessoa deixa o animal na rua e ele é capturado, o animal fica disponível 48 horas, o proprietário paga um taxa estabelecida pela legislação municipal, e leva o animal de volta para casa, passado o prazo de 48 horas, o animal vai para fila de adoção, e quem pretende adotar, tem que pagar uma taxa. Caso ninguém adote, o passo seguinte é a doação, que é entregue a quem se propõe a cuidar do animal sem nenhum custo.
Rubia disse também que caso o animal esteja com a saúde debilitada, ele recebe todo tratamento dos médicos veterinários do Centro em parceria com as ONGs Arca de Animais e Adotar é legal.
A captura dos animais é amparada por legislação federal, estadual e municipal e tem por objetivo evitar acidentes, transmissão de doenças, agressão dos animais para com as pessoas, evitar o nível de contaminação entre os animais e seres humanos. É importante que o trabalho e realizado embasado nos protocolos de saúde pública.
Rubia Podolak informou que o médico Veterinário do CCZ, Alex de Almeida Farto, elaborou um projeto para castração de animais e que brevemente o município estará buscando parcerias, para executá-lo, e assim evitar a reprodução descontrolada de animais.
O Centro de Controle de Zoonoses de Rolim de Moura está localizado na Rua Urupá, 3400, Bairro Industrial.
Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

ANUNCIE CONOSCO (69) 98431-0154